segunda-feira, 27 de agosto de 2012

HAMBÚRGUER RECHEADO COM QUEIJO E MOLHO DE MOSTARDA COM ERVAS


Essa é uma receita que pode ser feita tanto para o almoço ou jantar, como para um lanche. Quando faço os hambúrgueres para o lanche, faço-os menores pois ainda serão acompanhados de pão e batata frita. Gosto de colocar um pouco de toucinho misturado com a carne moída para dar mais umidade e gordura a carne. O molho de mostarda faz toda a diferença na hora de servir e deixa o prato com um ar de sofisticação. Eu utilizei na receita abaixo uma mostarda de ervas da Hemmer, que eu gosto muito mas você pode trocar por mostarda em grãos ou de Dijon. Outra troca que é bem vinda nessa receita é o recheio. O meu foi de mozarela mas você pode colocar outros tipos de queijo de sua preferencia. Esses hambúrgueres podem ser congelados.

400 gr de carne moída de boa qualidade sem gordura
250 gr de toucinho
Salsinha
Sal e pimenta do reino a gosto
2 dentes de alho
5 colheres de sopa de mostarda de ervas
2 colheres de sopa de mostarda preta
½ caixinha de creme de leite
2 colheres de sopa de conhaque
Manteiga e azeite para fritar
Fatias de mozarela

Em uma vasilha coloque a carne moída. Retire o couro do toucinho, corte-o em pedaços e passe por um processador até que esteja todo processado e homogêneo. Adicione o toucinho na vasilha com a carne e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Corte a salsinha bem picada e junte as carnes. Pique os dentes de alho e junte aos demais ingredientes. Misture todos os ingredientes sem manipular demais as carnes para que não fiquem muito compactas. Com o auxilio de um aro molde um hambúrguer fino. Coloque uma fatia dobrada de mozarela no centro do hambúrguer e cubra com mais uma camada de carne. Retire do aro e acerte as laterais para que estejam bem unidas e o queijo não saia do centro do hambúrguer na hora de fritar. Reserve. Repita a operação com o restante da carne fazendo hambúrgueres recheados. A espessura e a largura de cada hambúrguer vai depender do tamanho do aro utilizado e da quantidade de carne que colocar para moldar. Em uma frigideira quente coloque uma porção de manteiga e um fio de azeite. Quando estiver bem quente coloque o hambúrguer para fritar e deixe cozinhar bem um lado para que depois possa ser virado. Não manipule demais para que a carne não perca a umidade. Vire o hambúrguer e garanta que os dois lados estejam bem fritos. Repita a operação com os demais hambúrgueres. Reserve. Adicione o conhaque na frigideira que foi frito os hambúrgueres e faça a deglaçagem. Adicione a mostarda e mexa bem ate estar tudo homogêneo. Por ultimo coloque o creme de leite, misture e desligue o fogo. Sirva os hambúrgueres acompanhados do molho de mostarda.

Os meus estão acompanhados de galettes de batata. Lave e descasque bem uma batata grande. Passe a batata por um mandolim ou corte-a em fatias bem finas. Em um tabuleiro de tefal unte com um pouco de azeite e arrume as fatias de batata formando uma roseta. Polvilhe com sal e pimenta do reino e um fio de azeite. Leve ao forno até que fique dourada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário