segunda-feira, 18 de novembro de 2013

GIOZA


O guioza é um prato típico da culinária chinesa que se difundiu para a culinária japonesa e do resto da Ásia. Consiste tipicamente de um recheio de carne moída e/ou de legumes dentro de uma massa bem fina, que é então selado através da pressão em suas extremidades e cozido ou frito. São consumidos com um molho à base de shoyu.


O prato, que está entre os mais típicos da culinária japonesa atual, teria sido levado para o Japão pelos soldados que haviam lutado na Manchúria durante a Segunda Guerra Mundial (e que foram responsáveis pela disseminação de diversos pratos típicos da culinária do norte da China). O Gioza típico chinês não deve ser confundido com o wonton, que tem uma massa mais espessa, feita de ingredientes diferentes, e um formato esférico, sendo normalmente servido em caldos.

1 pacote de massa para gioza
½ cebola
½ cenoura
2 xicaras de acelga cortada bem fino (quando não tenho acelga uso repolho, que tambem fica ótimo)
Sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara de carne de porco moida

Em uma frigideira frite a carne de porco moida temperada com sal e pimenta do reino. Desligue o fogo. Corte a cenoura, a cebola em tiras e junte ao repolho. Pegue as fatias de massa de gioza e recheie com a mistura de carne com legumes. Passe água nas bordas e feche cada gioza. Repita a operação até fechar todas as massas. Os giozas normalmente são cozidos no vapos em uma panela de bambu especifica. Caso voce não possua, pode utilizar qualquer recipiente que te permita fazer o cozimento no vapor (peneira, escorredor, etc) Aqueca uma panela com água. Quando a água estiver fervendo coloque a panela de cozimento a vapor com os giozas dentro. Deixe no vapor até que os giozas estejam cozidos – a massa muda de cor. Esse tempo pode veriar dependendo da panela de cozimento que estiver sendo usada. Quando os giozas estiverem cozidos, aqueça uma frigideira anti aderente e coloque-os na frigideira para dourar as laterais. Sirva com molho shoyu e cebolinhas picadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário