quinta-feira, 21 de novembro de 2013

NHOQUE DE BATATA COM CENOURA E MOLHO DE QUEIJO


 A receita desse nhoque eu peguei em um livro muito legal chamado  -  Azeite de Oliva Conhecer, amar e preparar receitas deliciosas da editora Melhoramentos  - que ganhei de Natal de 2012 do meu irmão. Eu não conhecia nhoque de cenoura e resolvi tentar a receita. A original do livro é servida com um pesto de rúcula, bem interessante e com um visual incrível. como eu não tinha rúcula, fiz um molho de queijo. Aconselho que a cenoura seja batida no processador para obter um melhor resultado. Eu amassei a minha com o espremedor de batata mas ainda ficaram um pequenos pedaços e não ficou totalmente homogêneo.

1kg de cenouras cortadas em rodelas
500gr de batatas descascadas em pedaços
1 ovo grande ligeriamente batido
1 1/3 xicara de farinha de trigo
sal e pimenta do reino branca a gosto
Noz moscada
100ml Creme de leite fresco
1/2 copo de vinho branco
1 colher de sopa de manteiga
100gr de queijo brie ou polengui

Em duas  panela grande, com bastante agua fervente salgada cozinhe, separadamente,  a cenoura e as batatas até que estejam bem macias. Escorra bem e passe as duas pelo espremedor e espere esfriar um pouco. Eu passei a minha somente no espremedor mas acho que a cenoura ainda ficou grossa, da proxima vez vou bater no liquidificador. Adicione o ovo, a farinha, sal, pimenta e a noz moscada. Misture bem com uma colher de pau até ficar uma massa firme. Retire pedaços de massa e sobre uma superficie polvilhada de farinha faça um rolinho e corte os travesseirinhos do nhoque. Arrume sobre uma toalha limpa coberta com farinha. Repita a operação até que toda a massa termine. Deixe secar por 1 hora. Faça o molho. Em uma panela coloque a manteiga e o queijo em pedaços. Mexa com uma espatula até que todo o queijo esteja derretido, se for preciso vá adicionando aos poucos o vinho para que não queime o queijo. Coloque o vinho todo e mexa até que esteja homogeneo. tempere com sal e pimenta do reino a gosto. acrescente o creme de leite. Reserve.
Em uma panela grande com água fervente coloque os nhoques aos poucos. Quando estiverem na superficie, retire-os com o auxilio de uma escumadeira. Disponha-os sobre uma travessa e sirva com o molho de queijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário