segunda-feira, 13 de abril de 2020

DADINHOS DE TAPIOCA COM PORCO DESFIADO E PICLES DE CEBOLA ROXA





Essa entradinha eu provei em um restaurante no rio de janeiro que foi indicado pela minha filha exatamente por causa dessa entrada. Ela adora e queria que eu provasse para poder fazer em casa. É realmente uma delicia e uma forma diferente de servir os tradicionais dadinhos de tapioca que normalmente são servidos com geleia. A receita de dadinho serve um tabuleiro médio e pode ser congelado. A receita de barriga de porco também é muito para essa receita então você pode usar o restante para outra receita. Eu, por exemplo, fiz um escondidinho que já passei a receita aqui no blog. E os picles também podem ser guardados na geladeira e acompanharem outros pratos.

Ingredientes
Para os dadinhos
500gr de tapioca granulada
1 lt de leite
250 gr de queijo de coalho
Sal e pimenta do reino a gosto
Para a barriga de Porco
1 barriga de porco de 400gr
2 copos de vinho tinto seco
2 cebolas grande
3 dentes de alho
1 cenoura pequena
½ maço de tomilho
1 folha de louro
2 talos de aipo
Sal e pimenta do reino a gosto
400ml de caldo de carne caseiro
1 colher de sopa de manteiga
Para o picles de Cebola Roxa
1 cebola roxa media
125 ml de vinagre de maça
90 g de açúcar
1 pitada de sal


Essa receita tem 3 preparos distintos. O dadinho, o porco e o picles. O ideal é fazer cada etapa no dia anterior e na hora de servir apenas montar. Comece pelo dadinhos que precisam ficar na geladeira pelo menos umas 3 horas antes de serem fritos. O ideal é ficar na geladeira de um dia para outro. Rale o queijo no ralo grosso e misture com a tapioca. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Misture bem para que fique homogêneo. Aqueça o leite e quando estiver quente junte a mistura de tapioca com queijo mexendo bem até formar uma massa. Transfira a massa para uma forma, cubra com filme plástico e leve a geladeira de um dia para o outro. A massa ficará consistente formando uma “ placa” de tapioca. Transfira para uma tabua grande e, com o auxilio de uma faca, corte os dadinhos. Frite em uma panela com óleo quente ou leve ao forno a 180º.C até que estejam dourados. Os dadinhos podem ser guardados na geladeira dentro de um recipiente fechado.
Para a Barriga de Porco

Limpe a carne e passe suco de limão. Em uma panela coloque um fio de azeite e coloque a barriga de porco para dourar. Deixe dourar bem de um lado e depois va virando ate que esteja toda bem dourada. Junte uma cebola cortada em cubos bem pequenos para refogar até que esteja transparente. Junte o alho picado, a cenoura picada, o aipo picado e o vinho tinto. Misture bem e tempere com os galhos de tomilho, sal e pimenta do reino a gosto. Junte o caldo de carne, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe em fogo baixo por 1h30 – de vez em quando dê uma olhada para mexer e colocar um pouco mais de caldo, ou água, se for preciso, caso esteja muito seco. A carne deve ficar bem macia e desfiando. Desligue o fogo e retire a carne. Desfie toda a barriga. Reserve.
Descasque e corte a cebola em um mandolim para obter fatias bem finas. Em uma panela pequena coloque todos ingredientes e deixe  levantar fervura. Desligue o fogo e coloque as cebolas dentro do líquido. Reserve na geladeira.
Para montar os dadinhos: Frite os dadinhos em óleo quente e escorra. Quando estiverem bem sequinhos disponha em um prato. Sobre cada dado coloque uma porção da barriga de porco desfiada e, sobre ela, rodelas do picles de cebola roxa. Delicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário