quarta-feira, 14 de agosto de 2013

BRIGADEIRO GOURMET



Quem não gosta de brigadeiro ou quem nunca comeu brigadeiro? Um dos doces nacionais mais conhecidos internacionalmente, o tradicional brigadeiro vem ganhando ares de renovação nos últimos anos. O docinho que era visto apenas nas festinhas de criança hoje é encontrado em festas de casamento e até mesmo já ganhou lojas especializadas para sua comercialização – as brigaderias. Com as versões de diferentes sabores que vão do tradicional até os mais exóticos com azeite trufado ou flor de sal, esse docinho também é encontrado coberto dos mais variados enfeites e cores. Não esqueçam da versão moderna do brigadeiro mole servido em copinhos simpáticos para serem saboreados em pequenas colheradas.

Massa básica
2 latas de leite condensado de boa qualidade
300gr de chocolate meio amargo puro de boa qualidade
3 colheres de sopa de manteiga

Para saborizar você pode usar nozes, cerejas, pistachos, coco ralado ou coco queimado, nutela, amêndoas, frutas secas, café em pó ou qualquer outro sabor de sua preferencia.

Para cobrir os brigadeiros você deve ir a uma loja de confeitos especializadas e comprar toda uma variedade de confeitos que existem hoje, nas lojas mais chiques o menos utilizado é o confeito tradicional. Para cada sabor utilize um confeito diferente conforme a sua criatividade.

Em uma panela de fundo grosso coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate cortado em pedacinhos. Leve em fogo médio ate que o chocolate esteja derretido e emulsionado aos demais ingredientes, nesse momento abaixe o fogo bem e continue mexendo sempre ate que o brigadeiro se desgrude do fundo da panela. Quando estiver soltando do fundo da panela desligue o fogo e saborize a massa colocando um dos sabores acima. Você pode utilizar um colher de licor na massa quando ainda estiver no fogo para dar um sabor diferenciado também. Espere esfriar e faça bolinhas regulares com o auxilio de um medidor. Passe pelo confeito e arrume em forminhas.

Brigadeiro Branco: Para fazer o brigadeiro de chocolate branco substitua o chocolate meio amargo por chocolate branco de boa qualidade. Fiz brigadeiro branco com pedacinhos de cookie. Quando o brigadeiro estiver pronto adicione pedaços bem pequenos de biscoito cookie de chocolate preto e misture bem. Faça as bolinhas e enrole com o confeito de sua preferencia.

Brigadeiro de colher adicione aos ingredientes uma caixinha de creme de leite e leve ao fogo junto com os demais ingredientes. Disponha em copinhos e cubra com os confeitos. Caso deseje pode colocar confeitos nas laterais do copo também

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi Suzana, que bom que gostou. É muito bom mesmo. Obrigada pela visita!! Volte sempre.

      Excluir
  3. Achei que o brigadee saborizado não precisasse de chocolate meio amargo na receita.o de pistache, por ex, achei que ficasse esverdeado, colocando chocolate meio argo, vai ficar Marronzinho mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Val, desculpa a demora em respode-la. Estava viajando e não acessei o blog. Com relação a sua duvida, existem 3 formas diferentes de saborizar com pistache. Usando chocolate preto (amargo ou de leite), usando chocolate branco ou com o brigadeira sem chocolate, apenas com o leite condensado. Para o de chocolate branco e o sem chocolate, adicionando o pistache, a cor do brigadeira fica verde. O metodo de preparo é o mesmo que passei na receita, nesse caso voce pode substituir o chocolate amargo pelo branco. Espero ter esclarecido. Abs.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostaria de saber se tem como diminuir o tamanho da receita de brigadeiro no copinho, isto é, fazer a metade da porção (só pra comer sozinha até enjoar!) e , se sim, como ficaria a receita, então?
    Me deu água na boca só de olhar a foto! Ô tristeza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ná tudo bem! Sim voce pode fazer a receita pela metade sem problema e se deliciar sozinha mas sem enjoar! rsrsrsrs Abracos.

      Excluir
  6. Olá gostaria de saber se pode por creme de leite em todas as receitas do brigadeiro gourmet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim voce pode colocar creme de leite em qualquer receita de brigadeiro mas tome cuidado com a quantidade para conseguir dar o ponto, quanto mais creme de leite for colocado mais mole o brigadeiro vai ficar, talvez voce não consigo enrolar. nesse caso a melhor opção é servir como brigadeiro de colher. mas pode ser colocado em qualquer sabor, dê preferencia a usar o creme de leite fresco. Boa sorte. Abs,

      Excluir