sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MOUSSE DE BRIE COM CALDA DE DAMASCOS E ASPARGOS


 Primeiro eu vi uma foto dessa receita em uma reportagem e adorei a imagem. De cara já parecia ser uma delicia. Guardei a foto. Depois quando decidi fazer e fui fazer uma pesquisa sobre receitas de mousse de brie, achei uns tres blogs com a mesma receita e a foto que eu havia guardado. Não sei de quem é a receita original, só sei que adorei essa combinação e a receita como um todo. É super leve e fica maravilhosa para ser servida como entrada de um almoço ou jantar. Com certeza vou repeti-la muitas e muitas vezes. Peguei a receita no Gastronomia iTodas.


150 ml de creme de leite fresco
150 g de cream cheese em temperatura ambiente
100 g de queijo Brie bem picadinho
12g de gelatina sem sabor hidratada em 5 colheres (sopa) de água fria
Sal, pimenta branca e noz-moscada ralada a gosto
Calda de damascos
150g de damascos picados
500ml de suco de laranja
3 colheres (sopa) de açúcar
1 maço de aspargos frescos

Modo de preparo

Bata no processador,todos os ingredientes da mousse, passe para uma tigela e tempere com sal e pimenta do reino branca. Forre forminhas com filme plastico e unte com óleo. Distribua o creme de brie e cubra com outra folha de filme plastico.

Coloque na geladeira por no mínimo 4 horas. Triture os damascos no processador e leve ao fogo em uma panela e deixe ferver em fogo baixo, até formar uma calda rala e os damascos se desmancharem. Leve para gelar. Retire a parte de baixo dos aspargos, as que estão mais duras e leve-os ao fogo em uma panela com água quente e sal. Deixe cozinhar por cinco minutos ou até que estejam macios mas ainda firmes. É muito importante que os aspargos nao passem do ponto, eles devem ficar ainda firmes e crocantes.

Desenforme a mousse e sirva com a calda e os aspargos.

Dica: deixe a gelatina amornar e só misture ao restante dos ingredientes, quando a temperatura da gelatina estiver próxima a dos queijos e o creme de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário