terça-feira, 15 de novembro de 2016

NHOQUE DE BATATA DOCE COM CHIA E MOLHO DE GORGONZOLA - SEM GLÚTEN






A batata-doce é a queridinha da vez nas redes sociais e academias. Seu grande sucesso vem da capacidade de fornecer energia com carboidratos saudáveis que não elevam em excesso o nível de açúcar no sangue. Ela tem a capacidade de liberar a glicose de forma mais lenta e equilibrada, sem picos de açucares no sangue sendo excelente para quem malha frequentemente. Além de ajudar na malhação a batata também ajuda quem está fazendo regime alimentar, pequenas quantidades desse carboidrato são suficientes para diminuir o apetite, tornando-se um grande aliado das dietas. São motivos mais do que suficientes para todo esse alvoroço nas redes. A Chia, que também está presente na nossa receita, é uma semente mexicana que faz parte da família da Sálvia e do linho. Essa semente possui muitos benefícios, tais como regular as taxas de colesterol  até fortalecer o sistema imunológico mas o mais comentado atualmente é mesmo a sua capacidade de favorecer o emagrecimento. Um dos motivos que fazem da chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que a semente proporciona. Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel. Quando é ingerida, a reação é semelhante, favorecendo a saciedade. Essa sementinha pode ser usada em receitas doces ou salgadas, também é facilmente consumida saladas ou na mistura de sucos e vitaminas.

Ingredientes
Para duas pessoas
1 batata doce grande ou duas médias
1 ovo
1 xícara de farinha de arroz (ou o quanto baste, a quantidade pode variar dependendo do tamanho de sua batata e da umidade)
Farinha de arroz para polvilhar
Sal e pimenta do reino a gosto
¼ xícara de sementes de chia
1 xícara de gorgonzola em pedaços
1 xícara de caldo de legumes caseiro
2 xícaras de creme de leite fresco
½ xícara de vinho branco seco
Folhas de manjericão fresco

Descasque a batata doce, corte-a em pedaços médios e coloque em uma panela com água quente para cozinhar. Quando estiver macia, escorra e passe pelo espremedor até obter um purê. Reserve. Quando estiver fria junte o ovo, as sementes de chia (polvilhe as sementes sobre toda a massa de forma que não fique concentrada em um único lugar)  e meia xícara de farinha de arroz. Misture bem e coloque a massa sobre uma superfície lisa polvilhada com a farinha de arroz. Com o auxilio das mãos verifique se a massa já esta no ponto de ser modelada, se necessário adicione mais farinha de arroz. A massa não deve ser muito firme nem muito mole. Massa muito firme deixa o nhoque pesado para a digestão, massa muito mole, com pouca farinha, se desmancha quando cozida. Corte pedaços de massa e modele, enrole, tiras de massa. Com o auxilio de uma faca faça o corte dos nhoques. Reserve e faça o molho. Em uma panela coloque o vinho e o queijo gorgonzola, mexa até dissolver todo o queijo, junte o restante dos ingredientes. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e deixe em fogo médio até reduzir 1/3 do volume. Aqueça uma panela grande com água e sal e quando estiver quente, mas sem ferver, junte porções do nhoque. Espere que subam até a superfície da água e, com o auxilio de uma escumadeira, retire os nhoques e coloque-os sobre uma travessa. Repita a operação até que todos os nhoques estejam cozidos. Distribua o molho sobre os nhoques e sirva guarnecido com folhas de manjericão fresca.





Um comentário: