sexta-feira, 18 de novembro de 2016

SALADA DE FEIJÕES BRANCOS COM ASPARGOS E CENOURA





Outro dia fui no restaurante delírio tropical aqui no Rio e comi uma salada de feijão branco que estava deliciosa. A principio, quando escolhi a salada, não levei muita fé que ela seria uma boa escolha mas, mesmo assim, acabei fazendo a escolha e surpreendi. O feijão branco é o novo queridinho do mundo fitness pois, dizem, ajudar a emagrecer e traz diversos benefícios para o organismo. É fonte de fibras, proteínas, flavonoides (substâncias antioxidantes), vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e cálcio.  Além dos benefícios acima, o feijão ainda Reduz a absorção de carboidratos e dá saciedade, o que favorece o emagrecimento. Ajudar na prevenção de diabetes, auxiliar no funcionamento do intestino, Evitar o envelhecimento celular e contribuir para boa circulação sanguínea também são outros benefícios desse grão branco. Vamos colocar feijão branco no cardápio!!
Como tinha ½ pacote de feijão branco em casa, uso para colocar no risoto e, as vezes, fazer um cassoulet, resolvi fazer uma salada parecida em casa – confesso que já não lembrava bem o que tinha na salada do restaurante mas isso não importa. Essa salada pode ser servida quente ou fria, eu prefiro quente.

Ingredientes
Para duas pessoas
250gr de feijões brancos
1 cenoura grande
½ vidro de aspargos brancos
1 tomate grande bem maduro mas firme
½ maço de manjericão fresco
2 folhas de louro
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de boa qualidade


Pré selecione os grãos tirando alguns que não estiverem bons, eventualmente alguma pedra  vem junto no pacote e só então lave bem em água corrente e escorra. Coloque os feijões de molho em uma vasilha com água por, pelo menos, 3 horas. Pode deixar de véspera. Escorra a água. Coloque os feijões em uma panela e cubra com água quente. Tempere com as folhas de louro e o sal. Leve ao fogo médio por 40 minutos, ou até que os grãos estejam macios mas ainda firmes. Escorra e reserve. Descasque a cenoura e corte em cubos pequenos. Coloque em uma panela com água fervente e deixe cozinhar por 10 minutos, ou até que esteja macio mas ainda firme. Escorra e reserve. Lave bem o tomate, retire as sementes e corte em cubos do mesmo tamanho que foram cortadas as cenouras. Reserve. Em uma vasilha coloque os feijões, as cenouras e o tomate. Misture bem e regue com um pouco de azeite, cerca de duas colheres de sopa. Prove e acerte o sal. Tempere com pimenta do reino a gosto e misture novamente. Escorra os aspargos e corte-os em pedaços um pouco maiores que os grãos de feijão. Misture ao restante dos ingredientes. Lave bem o manjericão e retire as folhas. Junte aos demais ingredientes, cerca de ½ xícara de folhas. Misture bem e prove novamente, se necessário acerte o sal e a pimenta do reino. Sirva quente ou fria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário