quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

CAMARÕES COM TOMATE CEREJA, CÚRCUMA E ESPECIARIAS





Ultimamente tenho cozinhado muito com os os tomates cereja, eles são mais doces e saborosos e dão um toque todo especial para a comida. Outra facilidade que faz com que o uso de tomatinho esteja presente nos últimos tempos na minha cozinha é que ele pode ser feito e guardado na geladeira por semanas, até meses. O truque é o tomate confit, cozido a fogo bem baixo com alguns temperos e azeite. Depois de pronto pode ser usado em diversas receitas – aqui no blog tem muitas – seja em saladas, entradas, sopas ou pratos principais. Fica muito versátil. Outro ponto forte dessa receita são as especarias, que adoro e tenho feito várias misturas sempre a procura de novos sabores. Essa receita é bem picante, leva tipos diferentes de pimenta, reduza as quantidades se for preciso para agradar o seu paladar.

Ingredientes
Para duas pessoas
400gr de camarões frescos e limpos
½ limão
3 dentes de alho
150gr de tomates cereja
50gr de cebolas bolinha, bem pequenas
1 colher de chá rasa de cúrcuma
1 colher de chá de aji amarilo (o aji amarillo é uma pimenta forte, se você não o conhece então comece colocando menos e vá provando até atingir o paladar de sua preferencia)
½ xícara de creme de leite
½  pimenta dedo de moça (eu usei em conserva feita em casa)
½ colher de chá de pimenta calabresa
½ xícara de salsinha picada
1 colher de sopa de alecrim picado
1 colher de chá de orégano
1/2 xícara de vinagre de maçã
¾ xícara de conhaque
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
2 xícaras de couscous marroquino
2 xícaras de água quente

Comece marinando os camarões. Coloque os camarões em uma vasilha com o suco do limão, os alhos espremidos e 2 colheres de sopa de azeite. Tempere com pimenta do reino a gosto, misture bem e deixe marinar por 20 minutos na geladeira. Enquanto isso faça o couscous. Aqueça 2 xícaras de água quente. Coloque o couscous em uma vasilha, regue com um fio de azeite e tempere com sal a gosto. Junte a água quente, misture bem e tampe. Deixe descansar tampado. Lave bem os tomates cereja e corte-os ao meio. Reserve. Retire a casca das cebolas e reserve. Faça os camarões. Aqueça uma frigideira de borda grande, ou uma panela, com 3 colheres de sopa de azeite e quando estiver quente junte os camarões. Deixe 1 minuto e vire de lado. Junte as cebolas e deixe dourar por mais 1 minuto. Junte a marinada que ficou na vasilha, as ervas (salsinha, orégano, pimenta calabresa, pimenta dedo de moça, orégano e alecrim) e misture bem. Junte os tomates cereja, o vinagre e a cúrcuma. Tempere com sal a gosto. Misture bem e junte o conhaque. Flambe até evaporar todo o álcool. Junte o creme de leite, misture. Prove e acerte o sal se for necessário. Desligue o fogo e sirva com o couscous.




Um comentário: