segunda-feira, 12 de setembro de 2016

GELEIA DE JABUTICABA



Essa geleia foi feita pelo meu irmão e ficou deliciosa! Feita com as jabuticabas de uma jabuticabeira que ele possui no jardim da casa dele em Indaiatuba. A arvore fica repleta dessas lindas bolinhas pretas que são uma delicia. Adoro jabuticaba e já dei algumas receitas que utilizam o molho de jabuticaba em pratos salgados que ficam sensacionais. Veja o link das outras receitas logo abaixo nesse post.
Estou passando a receita sem uma quantidade exata pois depende do tamanho e da quantidade de suco que suas jabuticabas vão render. Para fazer essa geleia, meu irmão utilizou a mesma medida de suco e de açúcar, ou seja, depois da jabuticaba cozida e processada para fazer suco, ele mediu em uma jarra ou vasilha, e juntou a mesma quantidade de açúcar utilizando o mesmo recipiente que estava o suco.

Ingredientes
Jabuticabas frescas
1 medida de suco de jabuticaba conforme explicação abaixo
1 medida de açúcar – usar a mesma medida utilizada para o suco de jabuticaba
Suco de 1 limão

Estou passando a receita sem uma quantidade exata pois depende do tamanho e da quantidade de suco que suas jabuticabas vão render. Para fazer essa geleia, meu irmão utilizou a mesma medida de suco e de açúcar, ou seja, depois da jabuticaba cozida e processada para fazer suco, ele mediu em uma jarra ou vasilha, e juntou a mesma quantidade de açúcar utilizando o mesmo recipiente que estava o suco. Dessa forma você pode fazer a mesma receita com qualquer quantidade que tenha de jabuticabas frescas. Então vamos a receita. Lave bem as jabuticabas e coloque-as em uma panela. Com o auxilio de um socador, ou uma colher de pau grande, vá espremendo as jabuticabas até que todas tenham soltado o seu suco.  Leve a panela em fogo baixo por cerca de 10 a 15 min, continue a espremer as jabuticabas. Conforme elas vão aquecendo, as cascas vão ficando mais macias e o suco vai se soltando com maior facilidade. Tambem é com o aquecimento que a cor linda da casca, esse roxo escuro, vai soltando para o suco. Retire a panela do fogo e passe as jabuticabas por uma peneira para retirar todas as cascas e caroços. Quando estiver passando-as pela peneira, aperte bem com uma colher. Jogue os bagaços fora e retorne o suco para a panela. Use o mesmo recipiente que você usou para o suco e coloque a mesma quantidade (que havia de suco) de açúcar. Por exemplo, se você usou uma jarra de suco então coloque uma jarra de açúcar. Misture bem e junte o suco de um limão. Leve ao fogo baixo mexendo de vez em quando até que a geleia esteja com a consistência mais firme. Lembre-se que após esfriar ela ainda ficará um pouco mais firme. Diminua a quantidade de açúcar (por exemplo ¾ da medida) caso queira uma geleia menos doce. Esterilize um vidro e transfira a geleia. Guarda na geladeira. Pode ser utilizada para doces e salgados.

Outras receitas com Jabuticaba

CREME COM JABUTICABA E ROMÃ
PEITO DE FRANGO COM MOLHO DE JABUTICABA
ALMÔNDEGAS COM MOLHO DE JABUTICABA E ARROZ DE LENTILHAS






Nenhum comentário:

Postar um comentário