sexta-feira, 19 de maio de 2017

BIFE DE CHORIZO COM RISOTO DE TOMATE E CEBOLAS A MILANESA





Essa é o tipo de receita que não tem muito segredo, ou melhor, o grande segredo é comprar uma carne de boa qualidade. O bife de chorizo é um tipo de corte Argentino. Esse corte faz parte do nosso conhecido contrafilé mas fica localizado no centro da peça em um musculo que faz pouquíssimo esforço. Essa localização permite que o bife de chorizo é muito macia e com um pouco menos de marmoreio. A gordura é concentrada na generosa camada que cerca a lateral da carne. Essa manteiga natural garante a umidade e suculência das fibras quando expostas ao fogo.

Para preservar a suculência e a maciez da carne no preparo, as fatias devem ser altas. Pelo menos dois ou três centímetros de espessura. O mais indicado é servi-lo malpassado ou ao ponto para garantir todas as suas qualidades de sabor e textura.

Ingredientes
Para duas pessoas
2 bifes de chorizo
3 cebolas médias
1 ½ xicara de farinha de trigo
Óleo para fritar
100gr de manteiga
1 ramo de tomilho
Sal e pimenta do reino a gosto
2 batatas médias
1 xícara de arroz arborio
½  xicara de vinho branco seco
2 xícaras de caldo de legumes
6 tomatinhos do tipo cereja
1 tomate italiano bem maduro porem firme
1 xícara de queijo parmesão ralado de boa qualidade

Faça as cebolas. Descasque as cebolas e passe por um mandolim para obter rodelas bem finas. Salpique as rodelas de cebola com um pouco de sal e deixe descansar por uns 10 min. Enquanto isso vá fazendo as batatas. Após os 10 min aperte bem as cebolas para retirar o excesso de água que se formou. Pegue a farinha e coloque em um saco de plástico e dentro as cebolas cortadas em tiras e já escorridas. Movimente o saco para que a farinha envolva todas as rodelas de cebola. Se for preciso solte as rodelas com a mão caso estejam grudadas. Aqueça uma panela alta com óleo e quando estiver quente coloque as cebolas para fritar. Escorra e deixe em papel para secar.
Lave bem as cascas e leve para cozinhar por 10 min em uma panela com água quente. Escorra  e corte em 4 ou 6 pedaços ao cumprido. Transfira as batatas para uma forma refratária, regue com azeite, sal e pimenta do reino a gosto e leve ao forno pre aquecido até que estejam douradas. Cerca de 30 a 40 min dependendo do forno. Reserve.
Faça o risoto de tomate. Lave bem o tomate italiano, corte ao meio e retire as sementes. Passe o tomate pelo ralador de ralo grosso até que fique somente a casca. Reserve. Lave bem os tomates cereja e corte-os ao meio. Reserve. Aqueça uma panela com 2 colheres de sopa de azeite e coloque ½ cebola cortada em cubos bem pequenos para refogar. Junte o alho picado e quando estiver transparente junte o arroz. Misture bem até que todos os grãos estejam cobertos pelo azeite. Junte o vinho e deixe reduzir e junte parte do caldo de legumes e o tomate que foi ralado. Misture bem e abaixe o fogo. Vá adicionando o restante do caldo aos poucos e mexendo sempre. Quando estiver quase pronto junte os tomatinhos cereja que estavam reservados. Para saber o ponto exato do risoto veja o grão do arroz, que deve estar “ al dente” e o arroz mai para cremoso do que seco. Desligue o fogo e junte 2 colheres de sopa de manteiga e o queijo ralado. Misture bem e deixe descansar enquanto frita os bifes.
Faça os bifes. Tempere os bifes com pimenta do reino. Pegue um frigideira alta e coloque no fogo alto, quando estiver bem quente junte 2 colheres de sopa de manteiga e, em seguida,  coloque a carne e deixa por cerca de 2 minutos de cada lado para formar a crosta, abaixe o fogo e aguarde mais 1 minuto para que a carne cozinhe no meio. Retire do fogo e deixe descansar por 5 min antes de servir.
Sirva com os acompanhamentos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário