sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PAPPARDELLE DE AÇAFRÃO COM RAGU DE COELHO


Já colocamos aqui nesse blog a explicação sobre o Pappardelle, essa massa tão gostosa de cortes largos. Essa receita tem uma variação na massa, a adição do açafrão e um molho maravilhoso a base de coelho. Delícia!

PAPPARDELLE DE AÇAFRÃO COM RAGU DE COELHO

Massa:
200 gr de farinha de trigo
2 ovos
300 gr de açafrão moído
Azeite

Preparo
Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo e misture com o açafrão. Acrescente os ovos e o azeite, trabalhe a massa até ficar homogênea e elástica. Abra a massa bem fina e corte em tiras de cerca de dois dedos de largura. Cozinhe em bastante água até ficar ao dente.

Para o molho:
1 kg ½ de coelho
500 ml de vinho branco
1 vidro de Passata de pomodoro
1 cebola
1 cenoura
2 talos e aipo
6 dentes de alho
1 maço de manjericão
1 maço de alecrim
1 folha de louro
Pimenta do reino
Pimenta calabresa
1 colher de sopa de açúcar
Sal

Preparo
Corte o coelho em pedaços e tempere com o vinho, a pimenta do reino, o louro, o alecrim, dois dentes de alho amassados e uma pitada de sal. Deixe descansar por 24 h. Em uma panela grande coloque azeite e doure os pedaços de coelho, reserve. Nesta mesma panela coloque a cebola, a cenoura, o aipo e o restante do alho bem picados e refogue. Retorne com o coelho e acrescente o vinho do tempero, o louro e um pouco do alecrim. Deixe cozinhar por uns 20 min. Adicione a passata de pomodoro, o açúcar e deixe cozinhar até o coelho ficar bem macio. Retire o coelho e desfie em pedaços grossos. Acrescente ao molho as folhas de manjericão, uma pitada de pimenta calabresa e uma pitada de pimenta do reino. Corrija o sal. Em um prato fundo coloque o molho e o pappardelle por cima.

Um comentário:

  1. Hummm... esse toque de açafrão deve ficar beeem especial.

    ResponderExcluir