quinta-feira, 29 de julho de 2010

PAPPARDELLE VERDE COM MOLHO DE CHAMPIGNONS E PRESUNTO PERFUMADO COM TOMILHO


Quem não gosta de uma boa massa?! e uma massa feita em casa sem conservantes, corantes, etc... não tem igual. É leve e tem a digestão muito mais rápida que as massas compradas no mercado. Se você tem condições de fazer uma massa em casa - faça. Não vai se arrepender, e digo ainda, nunca mais vai querer comer a massa pronta.

Os Pappardelles (sing.: pappardella) são grandese muito amplos. O nome deriva do verbo "pappare", para devorar. Geralmente medem de 2-3 cm (-1 ¾ polegadas) de largura e podem ter bordas caneladas ou não. Este macarrão tradicional, um primo do menor tagliatelle, foi tradicionalmente feito com molhos de javali e molhos de lebre. O macarrão é tão popular que, na Itália, há cidades que têm festas em honra dele. Por exemplo, um festival chamado Sagra delle Pappardelle al cinghiale (Pappardelle com festival de javali) na cidade de Gemmano na Região Emilia-Romagna é realizada a cada Agosto.

Pappardelle verde com molho de champignons e presunto perfumado com tomilho.

Massa
200 gr de farinha de trigo
2 xícaras de folhas de espinafre
ovo
azeite
Molho
1 bandeja de champignons
100 gr de presunto
3 dentes de alho
100 gr de manteiga
1/2 cebola picada
1 maço de tomilho
1 litro de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Noz moscada
pimenta do reino
100 gr de queijo parmesão ralado

Para a massa:
Coloque em um liquidificador o espinafre e o ovo, bata até formar uma pasta. Em uma bacia, misture a farinha com esta pasta de espinafre e um fio de azeite, vá trabalhando a massa até ficar homogênea e elástica. Abra a massa bem fina, se possível na máquina própria para macarrão, e corte em tiras de +/- dois dedos.
Para o molho:
Pique a cebola e o alho e refogue em uma panela com um fio de azeite e 50g de manteiga. Corte os champignons em fatias e coloque na panela. Refogue por uns minutos e depois coloque o presunto cortado em tiras finas, a pimenta e as folhas do tomilho (1 colher de sopa). A parte faça um molho branco, coloque 50g de manteiga em uma panela e deixe derreter. Polvilhe a farinha e mexa rapidamente para não embolotar. Deixe dourar e aos poucos vá colocando o leite mexendo sem parar. Quando ficar com uma consistência de mingau acrescente o queijo ralado e uma pitada de noz moscada. Misture este molho branco com o refogado de champignons, corrija o sal.
Cozinhe o pappardelle em água e sal quando estiver ao dente misture com o molho e sirva.


3 comentários:

  1. Olá família Lima! Conheci o blog hoje e hoje mesmo estou a devorar todos os posts..As receitas estão deliciosas e as fotos bem legais!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Nham nham... Isso parece ser muuuito gostoso!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,
    Obrigada. Que bom que estão gostando.
    bjs,

    ResponderExcluir