terça-feira, 27 de julho de 2010

SALADA DE FOLHAS COM DAMASCO E GORGONZOLA E QUICHE DE GRUYERE COM PRESUNTO DE PARMA


Nem só de grandes pratos se vive no dia a dia. Para quem gosta de comer bem as vezes é importante fazer um almocinho light. Foi isso que fizemos ontem. A saladinha é basica e ganha vida com ingredientes simples mas que dão um valor diferenciado no resultado final. O quiche, para mim, é um dos melhores que exitem. Especialidade da minha mãe!

SALADA DE FOLHAS VERDES COM DAMASCO E GORGONZOLA

Ingredientes
Folhas verdes variadas (alface roxa, alface americana, rúcula, alface verde, etc...)
queijo gorgonzola
4 castanhas do pará
3 damascos
Sal e pimenta do reino fresca
azeite
vinagre Balsâmico

Modo de Preparo
Lave bem as folhas e retire todo o excesso de água. Arrume as folhas no lugar onde será servida. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Regue com azeite e vinagre balsâmico. Corte o damasco e a castanha do pará em pedaços pequenos e jogue por cima. Quebre o queijo em pequenos pedaços, na quantidade desejada, e coloque por cima. Sirva.

QUICHE DE GRUYERE COM PRESUNTO DE PARMA

Ingredientes
Para a massa do quiche
2 xícaras de farinha de trigo
150 gr de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de água fria
Para o recheio
400 gr de queijo gruyere
200 gr de presunto de parma
4 ovos
Páprica doce
1 caixinha de creme de leite
1 copo de iogurte natural
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Em uma vasilha coloque a farinha de trigo, a manteiga e a água. Com o auxílio das mãos misture tudo até obter uma massa de consistência firme. Como a consistência da massa pode variar com a qualidade e o tipo da farinha de trigo utilizada, aconselho colocar a segunda xícara de farinha aos poucos. Acrescente mais farinha se a massa estiver muito úmida e mais água se estiver muito seca e esfarelada. Forre com a massa uma forma de aro 30 de fundo removível. Rale o queijo gruyere no ralo grosso e corte o presunto de parma em tiras misture e salpique com a páprica. Coloque os ovos, o creme de leite e o iogurte em uma vasilha e misture tudo com o auxílio de um garfo ou até que todos os ingredientes estejam misturados. Coloque o queijo ralado e o presunto de parma dentro da massa. Tempere o líquido com sal e pimenta do reino a gosto. Lembre-se que tanto o queijo quanto o presunto de parma já são salgados. Despeje o liquido sobre o queijo e o presunto. Leve ao forno até ficar dourado. Desenforme e sirva quente ou frio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário