quarta-feira, 18 de agosto de 2010

RISOTTO MILANÊS


Como já disse antes risoto é um dos meus pratos preferidos, esse ai de cima é com açafrão e queijo gruyere - delícia. Fácil, rápido e gostoso. Eu gosto de usar o açafrão em pó espanhol, ele rende bastante e tem um custo beneficio muito bom. Aqui no Rio costumo comprar a marca Paellero que é uma caixinha com cinco pacotes de 4gr cada. Normalmente para risotos não chego nem a usar um pacote inteiro.
O açafrão é extraído dos estigmas de um flor linda, azul, da família das Iridáceas. Essa especiaria é utilizada na cozinha desde a antiguidade, principalmente na culinária mediterrânea, região originaria dessa flor. É muito famosa por fazer parte, na Espanha, do prato Paella. Atualmente o açafrão é uma das especiarias mais caras do mundo, uma vez que para a preparação de um quilo são processadas manualmente cerca de 100 mil flores desta planta, para a retirada de seus estigmas. O açafrão não consegue ser cultivado no Brasil. Aqui achamos o açafrão da terra, conhecido também como cúrcuma ou genibre amarelo, que é uma herbácea da família do gengibre. Dela se obtém uma especiaria homónima que é o principal componente do tempero Curry e tem como principal característica atuar como digestivo e ativador da função hepática. A única similaridade entre as duas especiarias é a cor amarelada que é dada ao prato na utilização destes.

Risoto Milanês
Ingredientes
1 xícara de arroz arbório
azeite
1 dente de alho
1 cebola
1/2 alho poró
1 litro de caldo de galinha
1 copo de vinho branco
2 gr de açafrão ou 1/2 pacote
pimenta do reino branca
2 colheres de sopa de manteiga
200 gr de queijo gruyere
1/2 xícara de queijo parmesão ralado

Preparo
Em uma panela coloque um pouco de azeite, a cebola e o alho picado para refogar. Adicione o alho poró picado. refogue tudo. Adicione o arroz (sem lavar) e mexa bem. Adicione o vinho branco e deixe secar um pouco. Aos poucos vá adicionando o caldo de galinha mexendo sempre. Tempere com pimenta do reino e acerte o sal. Quando o arroz estiver na consistência macia porém firme acrescente o queijo gruyere e o parmesão ralado. Mexa. Desligue o fogo, acrescente a manteiga, mexa e sirva imediatamente.

Um comentário: