sábado, 14 de agosto de 2010

ROCAMBOLE DE LARANJA


Domingo passado foi dia dos pais, todos sabem - bom, no almoço tivemos Bacalhau a portuguesa e para acompanhar não podia faltar um doce português. Acredito que uma boa parte das pessoas deve saber que a grande maioria dos doces portugueses é feito a base de ovos. Eu, pessoalmente, adoro. Os meus preferidos são Barriga de freira e Toucinho do Céu mas, para variar um pouquinho, nesse domingo - complementando um almoço tipicamente português - resolvi fazer um outro doce que também gosto muito, o Rocambole de Laranja. A única parte chata dessa receita é virar a massa para enrolar em formato de rocambole, alias, acho que essa é sempre a preocupação de toda receita de Rocambole - será que na hora de vira ele vai quebrar ou não ?!
Essa receita é bem fácil e gostosa mas tem esse porém, levando-se em conta, ainda, que a massa desse doce, por não levar farinha, é bem mole e mais difícil ainda na hora desse movimento.
Para acompanhar esse doce tomamos um Moscatel de Setúbal - combinação mais que perfeita - para quem não conhece o Moscatel de Setúbal é uma DOC portuguesa conhecida pelos vinhos generosos produzidos de castas moscatel de origem demarcada, com centro em Azeitão. Esta região usufrui de um clima misto, sub-tropical e mediterrânico, influenciado pela proximidade do mar e dos rios Tejo e Sado, foi demarcada em 1907/1908. O Moscatel de Setúbal é um vinho licoroso, com uma graduação entre 17o. e 20o. A cor varia do topázio claro ao topázio queimado e quando velho ganha um inconfundível perfume. Existem dois tipos de Moscatel de Setúbal, o branco e o roxo, mais raro e mais caro. As designações tradicionais "Moscatel de Setúbal" e "Roxo" estão reservadas para os vinhos DOC Setúbal elaborados com, pelo menos, 67% de mosto proveniente destas castas. A certificação da DOC Setúbal é feita pela Comissão Vitivinícola Regional da Peninsúla de Setúbal. ( www.moscateldesetubal.com). Mas o que interessa mesmo é que esse vinho cai com perfeição acompanhado desse doce português.

Rocambole de Laranja
Ingredientes

10 ovos

½ kg de açucar

1 colher de sopa rasa de casca de laranja

¼ de xícara de chá de suco de laranja

3 colheres de sopa de açucar de baunilha

Manteiga para untar

Passe os ovos na peneira, junte o açucar, as raspas de laranja e o suco de laranja. Misture bem. Unte uma forma de 30x25 com manteiga e forre com papel de alumínio ou papel manteiga. Unte novamente. Coloque a mistura na assadeira e leve ao forno pré-aquecido para assar. Deixe ficar na consistência de um pudim. Polvilhe açucar de baunilha sobre um guardanapo grande de fazenda e vire o pudim de laranja ainda quente. Envolva imediatamente com o pano e deixe o rocambole esfriar enrolado.





Um comentário:

  1. Esse rocambole foi um sucesso aqui em casa.Muito obrigada .Sucesso!

    ResponderExcluir