sexta-feira, 5 de julho de 2019

FETTUCCINE COM LAGOSTIM E BISQUE



Esse prato foi baseado na receita da Paola Carosella para o programa Master Chef Brasil. Fiz algumas alterações na receita original, que você pode pegar no site do programa. Na minha receita coloquei, além dos lagostins, camarões – que eu gosto  muito mais. A receita original utiliza massa com tinta de lula, que eu não tinha em casa e não achei para comprar no final de semana que fiz a receita, de qualquer forma, ficou deliciosa. Super recomendo que vocês testem essa receita porque o sabor é fantástico, eu, pessoalmente, vou repetir muito, só que usando apenas camarões. O rendimento dos lagostins é em torno de 30% do peso que você comprar. As cascas e as cabeças serão utilizadas para o molho bisque.

Ingredientes
Para duas pessoas
Lagostins
400 g de lagostins frescos, com cabeças e cascas
200gr de camarões frescos graúdos, com cabeças e cascas
Caldo
1 cebola media
1 cenoura média
½  alho-poró
2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
a casca e a cabeça dos lagostins e dos camarões
60 g de manteiga
1 xícara de café de conhaque
200 ml de vinho branco
sal
pimenta do reino a gosto
páprica doce defumada a gosto
200 ml de creme de leite fresco
Massa
200 g de farinha de trigo
2 gemas de ovo 
1 ovo inteiro 
½ colher de sopa de sal
1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem

100 g de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
corpo dos lagostins
corpo dos camarões
sal
pimenta do reino
Modo de preparo

Lagostins e camarões
Tire a casca e a cabeça dos lagostins e dos camarões e reserve em uma tigela. Limpe-os e reserve em outro recipiente, na geladeira
Caldo
Descasque a cebola e a cenoura e pique em pedações uniformes. Corte o alho-poró.
Em uma frigideira, aqueça o azeite e cozinhe em fogo brando a cebola, a cenoura e o alho-poró, devagar. A cebola deve ficar transparente. Acrescente as cascas e as cabeças e aumente um pouco a chama. Enquanto tudo cozinha, esmague-as com uma colher de pau para que liberem todo o seu sabor dentro da panela. Junte a manteiga e deixe derreter. Suba para fogo alto, acrescente o conhaque e flambe por alguns segundos. Assim que o fogo na panela se apagar, acrescente o vinho branco e deixe reduzir. Tempere com sal, pimenta e páprica. Adicione o creme de leite e cozinhe por 10 minutos. Desligue o fogo. Coe com um coador de malha de aço fina. Reserve o caldo, descarte as cabeças, as cascas e a verduras. Elas já fizeram sua parte, contribuindo com o sabor.
Massa
Junte todos os  ingredientes em um bowl  até a massa ficar homogênea. Deixe 1 hora descansando na geladeira antes de usar. Em uma panela grande, ferva bastante água com sal.
Abra a massa em lâminas finas e corte em forma de tagliolini, tagliatelle ou talharim. Fino e longo. Cozinhe a massa al dente. Escorra e reserve.
Pouco antes de servir, aqueça uma frigideira grande o suficiente para que os lagostins e os camarões fiquem confortáveis e coloque a manteiga e o azeite. Tempere-os com sal e pimenta e doure rapidamente, de um lado e do outro. Acrescente as ervas, 3 ou 4 conchas de caldo e a massa. Sirva de imediato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário