terça-feira, 9 de julho de 2019

PICADINHO DE FILÉ MIGNON



Picadinho de file mignon em ponta de faca no vinho tinto. Aqui na foto eu servi com um purê de milho e saladinha simples de alface – dieta!
Esse é o tipo de confort food que eu adoro, picadinho de carne com purê e saladinha, delicia 😊
Eu uso sobras das aparas do filé mignon para fazer esse picadinho que pode acompanhar uma farofa, arroz e uma série de outros acompanhamentos que são deliciosos e nos remetem aquela comidinha deliciosa de casa.

Ingredientes
Para duas pessoas
400 gr de filé mignon – eu usei as aparas do filé
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 colher de sopa de farinha de trigo
35 g de bacon em cubinhos
¼ de xícara  de extrato de tomate – eu uso elefante
1  colher de sopa de molho inglês
Azeite
1 copo de vinho tinto
2 xícaras de caldo de carne caseiro
sal e pimenta-do-reino moída na hora
1 folha de louro

Descasque e pique fino a cebola e o alho. Corte o filé mignon em cubos bem pequenos, eu gosto bem miúdo e seque bem a carne. Transfira para uma tigela e polvilhe os cubos com a farinha. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres de sopa de azeite e doure os cubos de carne. Não mexa para que a carne consiga dourar sem criar umidade, liquido. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa aos poucos para dourar por igual. Transfira os cubos para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Doure o restante da carne em mais duas etapas, regando com 1 colher (sopa) de azeite antes de cada leva. Regue com um pouco mais de  azeite e junte o bacon e deixe dourar, mexendo de vez em quando. Adicione a cebola e refogue até murchar. Acrescente o alho e misture por mais 1 minuto. Por ultimo junte o vinho e, com o auxilio de uma colher va soltando o queimadinho que ficou no fundo da panela. Abaixe o fogo e junte o extrato de tomate e misture bem. Junte o caldo de carne e misture o molho inglês. Tempere com pimenta do reino e sal a gosto. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por mais 6 minutos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário