terça-feira, 9 de julho de 2019

TORTA DE MAÇA




Essa torta na verdade eu fiz com a sobra de uma massa de outra torta que eu havia feito para um almoço. A massa ficou na geladeira uns dias e, então, resolvi fazer um creme do tipo confeiteiro para colocar dentro e cobrir com essas laminas de maça. Levei tudo ao forno e pronto!! A receita da massa abaixo rende uma torta de 23 cm de diâmetro. As medidas abaixo são para um torta grande, como disse, a da foto foi feita com uma sobra de massa. A receita dessa massa de torta eu retirei do blog Cozinha Coletiva


Ingredientes
Para a massa
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1 e 1/2 colheres de chá de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
110 g de manteiga sem sal gelada, picada em cubinhos;
1/4 de xícara de água bem gelada misturada com
2 colheres de sopa de vinagre de maçã.
Para o creme de confeiteiro
2 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de leite
6 gemas grandes Ovos
6 colheres de sopa de açúcar
1 fava de Baunilha
3 colheres de sopa rasas de maisena
Suco de 1 limão
Açúcar de confeiteiro para polvilhar


Faça a massa. Em uma tigela misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte a manteiga picada e amasse, usando as pontas dos dedos, até formar uma farofinha grossa úmida. Junte 3 colheres da mistura de água gelada e vinagre, e amasse o suficiente apenas para conseguir formar uma bola de massa. Adicione mais 2 ou 3 colheres de água, se precisar. Forme um disco com a massa, envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos meia hora. Sobre uma superfície limpa e enfarinhada abra a massa gelada, usando um rolo enfarinhado, até conseguir um círculo do diâmetro de sua forma. Com cuidado, enrole a massa no rolo e desenrole sobre a fôrma de torta, pressionando a massa, com cuidado, sobre o fundo e as laterais. Corte o excesso de massa e aperte as bordas com os dedos ou com um garfo, para dar acabamento. Fure toda a massa com um garfo e leve ao freezer por 15 minutos, até ficar dura.
Preaqueça o forno a 200 graus e coloque a gradinha na posição mais baixa. Retire a massa do freezer, cubra com 2 folhas de papel alumínio e encha a cavidade com feijões crus ou outro tipo de peso, para a massa não crescer. Leve ao forno por 20 minutos, até as bordas secarem, mas sem dourar. Retire a massa do forno, descarte os feijões e o papel alumínio e deixe esfriar por 5 minutos. Pincele a clara de ovo por toda a base da torta e volte a massa ao forno por cerca de 10 minutos, até que a massa ganhe um tom dourado. A clara de ovo vai criar uma película impermeabilizante que impede a umidade do recheio de chegar à massa.
Deixe esfriar completamente, sobre uma gradinha. Faça o creme de confeiteiro.
Coloque o leite em uma panela com a raspa da fava de baunilha, quando levantar fervura desligue o fogo e deixe em infusão. Reserve. Prepare o creme de confeiteiro para que ele vá esfriando. Na batedeira coloque o açúcar e as gemas peneiradas. Bata bem até que esteja esbranquiçada. Escorra o leite para retirar as sementes da baunilha. Adicione na batedeira as colheres de maisena e va adicionando aos poucos, sempre batendo, o leite. Coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo médio mexendo sempre até que crie um creme liso. Adicione as colheres de manteiga para dar brilho. Tampe e leve a geladeira. Reserve. Lave bem as maças e, com o auxilio de um mandolim, corte em fatias bem finas. Regue as fatias de maça com suco de limão para que não escureçam. Pegue a massa da torta e coloque o recheio de creme de confeiteiro. Pegue algumas laminas de maça e monte a rosa sobre o creme. Para fazer o formato de rosa utilize o mesmo processo que já expliquei aqui no blog para as rosas de batata e maça individuais. Coloque um fileira de fatias sobrepostas e enrole a partir de uma das pontas. Para formas grandes, como essa, faça primeiro o centro da rosa com esse processo e, depois, vá colocando individualmente cada fatia até completar toda a forma. Polvilhe tudo com açúcar e leve ao forno apenas para dourar um pouco as fatias de maça. Para finalizar polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sirva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário