terça-feira, 9 de julho de 2019

SHITAKE EM CONSERVA




Então, eu ando nessa vibe de fazer várias coisas em conserva, doces e salgados. Das geleias, chutneys, confitados, etc... minha cozinha esta cheia de potes com produtos que estou comprando na estação e colocando em conservas para serem usados em alguns meses. Adorando isso. Outro dia postei aqui os alhos confitados, tomates já faço a bastante tempo, sejam os tomatinhos cereja ou os tomates secos com conserva de alho – que são delicia. Outro diz fiz laranjinhas Kinkan, vou postar aqui e varias geleias. Hoje estou postando os cogumelos shitake que também estão em conserva. Super simples de fazer e bem práticos de guardar para serem usados em sanduíches, torradas, brusquetas ou saladas, na verdade onde você quiser, a vantagem aqui é aproveitar produtos da estação, com preços melhores e poder aguarda-los por mais tempo.

Ingredientes
Shitake fresco
Azeite
Tomilho
Sal e pimenta do reino a gosto

Limpe bem os cogumelos shitake e fatie em laminas bem finas. Reserve. Em uma frigideira coloque azeite e deixe aquecer. Junte os cogumelos fatiados e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Polvilhe com folhas de tomilho e deixe cozinhar por uns 10 a 15 minutos ou até que todas as laminas estejam cozidas – vai depender da quantidade de cogumelos que você esta fazendo. Reserve. Esterilize um vidro e coloque os cogumelos dentro vedando bem. Guarde e utilize mais na frente 😊




4 comentários:

  1. Quais outras conserva que você poderia me ensinar?
    Qual a validade da conserva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço conserva de tomates cerejas confitados, beringela, alho, cenoura, shitake, shimeji e caponata
      Algumas delas ja estão publicadas aqui no blog

      Excluir
  2. Senti falta de acidez (vinagre de arroz p.ex) não poderia ser usado?

    ResponderExcluir