sexta-feira, 8 de outubro de 2021

CAMARÕES COM PUPUNHA E CURRY



Camarão com Pupunha e Curry

Essa receita pode ser servida como prato principal em um menu de vários pratos quentes ou como entrada, nas duas ocasiões ela é perfeita.

 
Ingredientes
Para duas pessoas
400 gr de camarões frescos e limpos – eu deixo o rabo para enfeitar
1 prato de toletes de pupunha fresco
1 caixinha de brotos
2 tomates italianos frescos e maduros
Azeite
1 colher de sopa de curry indiano
2 colheres de sopa de manteiga
1 xicara de caldo de camarão ou legumes caseiro
3/4 xicara de leite de coco
sal e pimenta do reino a gosto
1 pimenta dedo de moça
2 dentes de alho picado
1/2 cebola em cubos
1/2 limão

Se estiver fazendo como entrada, utilize apenas duas peças de palmito e metade dos camarões.
Limpe e lave o palmito. Parta cada peça de palmito ao meio e, depois, parte em pedaços de 10 cm. Unte um refratário e disponha os pedaços de palmito. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve ao forno a 200º.C até que estejam macios e levemente grelhados. Reserve.

Lave bem e corte os tomates em pequenos cubos sem as sementes. Junte a cebola também cortada em pequenos cubos sem casca. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Junte um fio pequeno de azeite.

Tempere os camarões com o suco de limão, sal e pimenta do reino. Aqueça uma frigideira com azeite e frite os camarões por 1 minuto de cada lado – não deixe mais tempo para não ficar borrachudo. Faça isso colocando poucos camarões por vez na frigideira para que não cozinhe ao invés de fritá-los. Conforme for fritando, retire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira coloque o alho e a cebola para refogar até que esteja macia e translucida. Junte o caldo, o curry e o leite de coco. Corte a pimenta dedo de moça a gosto e junte a frigideira. Junte um pouco de suco de limão e mexa. Prove e acerte o sal se for preciso. Deixe reduzir um pouco e desligue o fogo.

Para servir coloque um pouco do molho de curry no fundo do prato. Disponha dois pedaços da pupunha grelhada. Sobre cada pedaço coloque alguns camarões – a quantidade vai depender do tamanho da pupunha e dos seus camarões. Sobre cada camarão coloquei uma porção do vinagrete de tomate e cebola. Polvilhe os brotos. Sirva quente.

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário