sexta-feira, 8 de outubro de 2021

CAVAQUINHA COM MANTEIGA DE ERVAS E MUSSELINE DE BATATA BAROA



Cavaquinha com Manteiga de Ervas e Musseline de Baroa

 

Eu fiz essa receita para uma entrada porém, ela pode perfeitamente ser um prato principal. O ideal é que a cavaquinha esteja bem fresca. Eu compro as minhas diretamente no mercado de peixe em Niteroi. A mesma receita pode ser feita, ainda, com lagosta ou lagostins.

 

Ingredientes
400gr de carne de cavaquinha
300gr de manteiga
1 maço de sálvia
2 galhos grandes de alecrim

1 cebola
1/2 limão
2 colheres de sopa de azeite
Sal
500 gr de batata Baroa
Nos moscada
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de parmesão ralado
250 ml de creme de leite fresco

Ceboulette


Tempere a cavaquinha com as folhas de sálvia, alecrim, suco do limão e 2 colheres de sopa de azeite. Misture bem e deixe marinando por 30min.

Em uma panela coloque a manteiga em fogo bem baixo e as ervas que estavam na marinada da cavaquinha. Conforme a manteiga for derretendo, retire a espuma que se forma com uma colher e descarte.  Desligue o fogo e reserve.

Descasque as batatas e cozinhe em uma panela com água e sal até ficar bem macia. Escorra e transfira para o liquidificador com o queijo e o creme de leite. Processe até ficar bem liso - se quiser uma musseline passe por uma peneira para ficar bem lisinho. Junte a noz moscada a gosto. Prove e acerte o sal e a pimenta do reino.

Aqueça a manteiga com as ervas em fogo bem baixo e coloque a cavaquinha. Deixe por 4 a 5 minutos apenas, virando para que cozinhe em todos os lados, desligue o fogo. Retire as ervas da manteiga e corte a cavaquinha em pedaços. Retire do fogo e retire as folhas das ervas. Corte a ceboulette e junte a frigideira mexendo bem.
Coloque uma porção do creme de baroa no fundo de um prato. Disponha pedaços da cavaquinha. Regue com a manteiga.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário