domingo, 24 de outubro de 2021

LOMBO DE PORCO COM VINAGRETE DE FEIJÃO E COUVE MINEIRA



Lombo de Porco com Vinagrete de Feijão e Couve


Ingredientes
Para o Lombo
1 lombo de porco de 600 gr
1 xicara de vinho branco
1 xicara de cenoura cortada em cubos pequenos
1 xicara de salsão cortado em cubos pequenos
1 cebola grande
3 alhos de tomilho
1 folha de louro
3 dentes de alho
pimenta do reino  e sal a gosto
2 xicaras de caldo de legumes caseiro
Vinagrete
150 gr de feijão roxo 
1 colher de sopa de vinagre
1/2 tomate maduro sem sementes cortado em cubos bem pequenos
1/2 cebola em cubos bem pequenos
3 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta do reino a gosto
1 maço de couve mineira
Suco de 1/2 limão


O ideal é deixar o feijão de véspera de molho em uma vasilha coberto com água. Troque a águe pela manha até a hora de cozinhar. 
Em uma panela de pressão coloque o feijão, uma folha de louro, meia cebola e um dente de alho. Cubra com três vezes a quantidade de água. Tampe a panela e leve em fogo alto até apitar. Quando começar a apitar abaixe o fogo e conte 25 minutos. Deixe esfriar, abra e escorra o feijão. Nesse caso se voce fizzer uma quantidade maior de feijá entao, pode retirar apenas a quantidade para o vinagrete dessa receita e aproveitar o restante para fazer um feijão normal com o caldo que já esta na panela. Sendo assim, para o restante do feijão, pegue alguns grãos e amasse para engrossar o caldo. 

Faça o lombo. Na panela coloque um pouco de azeite e doure o lombo de todos os lados. Pique a cebola e o alho e junte a panela do lombo. Refogue por 2 minutos. Junte o vinho. Refogue por mais 1 minuto. 

Junte a cenoura, o salsão, o tomilho, o louro, Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Junte o caldo de legumes. Abaixe o fogo e deixe em fogo baixo por 1 hora ou até que a carne esteja macia. Vá controlando o molho e se for preciso coloque mais caldo de legumes ou água. Reserve. 

Essa couve é crua então é importante, para que fique bem saborosa, que as fatias sejam bem finas. Lave bem a couve e corte em fatias bem finas. Tempere com suco de limão, sal e pimenta do reino. Reserve. 

Para o vinagrete. Corte a cebola em cubos bem pequenos. reserve. Lave os tomates, retire as sementes e corte em cubos pequenos, do mesmo tamanho da cebola.  Em uma vasilha misture o feijão, a cebola picada e o tomate. Misture bem. Tempere com sal e pimenta. Regue com o vinagre e o azeite. Misture novamente, prove e acerte o sal se for preciso. 

Corte o lombo em fatias generosas. Coe o molho que ficou na panela  e sirva com os acompanhamentos.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário