domingo, 24 de outubro de 2021

FILÉ DE FRANGO COM VINAGRETE DE AZEITONA, PUPUNHA ASSADO E TOMATES



Filé de Frango com Vinagrete de Azeitona, Pupunha Assado e Tomates

Os dois acompanhamentos desse prato, os tomates assados e o pupunha, são coringões para complementar pratos saudaves e mais leves. Gosto muito desses tomatinhos redondos que vem no galho e são muito doces. Ficam maravilhosos nessa receita assados com azeite e temperos no forno. Nem sempre sao fáceis de se achar e, normalmente, são bem mais caros que os tomates comuns mas valem super a pena o investimentos. As cenouras são orgânicas e, por isso, sao pequenas e, tambem muito saborosas. Normalmente, as que sobram pois compro o pratinho,  faço e deixo em conserva na geladeira 



Ingredientes
2 files de frango sem pele
1/2 limão
1/4 colher sopa de açúcar
Sal e pimenta-do-reino
1 xícara de azeitona preta sem caroço
1/2 xícara de salsinha picada fina
1 colher de sopa de pimenta calabresa
300 gr de palmito pupunha in natura
100 gr de manteiga temperatura ambiente
2 galhos de tomilho
200 gr de tomates em rama
200 gr de cenouras orgânicas pequenas
Azeite


Coloque o frango em uma vasilha e cubra com água. Junte 1 colher de sopa de sal e o açúcar. Misture e deixe na geladeira por 20 minutos. 

Enquanto isso faça o molho. Processe a azeitona até ficar bem pequena. Transfira para um pote e junte a salsinha, a pimenta calabresa, 3 colheres de sopa de azeite e 1 colher de sopa de suco de limão. Misture bem e reserve. 

Retire a casca das cenouras e coloque para cozinhar em água e sal até ficar macia porém, firme. Reserve. Lave bem os tomates e coloque em um refratário. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve ao forno por 15-20 minutos. Lave e corte ao meio o palmito. Coloque em outro refratário. Faça uma pasta de manteiga, folhas de tomilho, sal e pimenta-do-reino. Cubra o palmito com uma camada generosa e leve ao forno até ficar macio, cerca de 15-20 minutos. Faça junto do tomate. 

Retire o frango do soro, passe rapidamente pela água. Seque e tempere com sal e pimenta a gosto. Aqueça uma frigideira com manteiga e um fio de azeite. Doure os files de frango. Junte as cenouras e doure rapidamente. 
Retire os legumes do forno e sirva o frango com o vinagrete e os acompanhamentos






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário