sexta-feira, 8 de outubro de 2021

ESCONDIDINHO DE CARNE SECA COM AIPIM



Escondidinho de Carne Seca com Aipim

Eu simplesmente amo esse prato, é engordativo mas, francamente, combinação perfeita quando ainda se coloca um bom requeijão entre as camadas de aipim e carne. Uma refeição inteira em um só prato, uma só receita 😊

 

Ingredientes
3 xícaras de carne seca pronta, sem gordura e desfiada
2 cebolas médias
2 dentes de alho
400 gr de aipim cozido bem macio
2 xícaras de queijo parmesão ralado
1 xícara de creme de leite
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 pimenta dedo de moça
1 pote de requeijão catupiry
2 colheres de sopa de manteiga

 

Alguns comentários antes da receita. Eu uso requeijão catupiiry pois, na minha opinião, é o melhor. Fica a seu critério utilizar outro porem, o resultado pode ser diferente. A carne seca eu cozinho na pressão, com cebola, louro e alho. Limpo bem e desfio. Dá trabalho, mas fica bem mais gostosa sem aqueles pedacinhos de pele e nervo que alguns lugares deixam. Aipim, escolha um de boa qualidade que esteja bem macio.


Descasque as cebolas, passe em um mandolin ou corte em lâminas bem finas. Aqueça uma frigideira com uma colher de azeite e coloque a cebola e a manteiga. Deixe refogar até estarem translúcidas. Junte o alho picado e refogue por mais um minuto.

Junte a carne seca e misture bem. Corte a pimenta dedo de moça em cubos bem pequenos e junte a gosto. reserve.

Processe o aipim com 1 xícara de queijo parmesão e o creme de leite até estar um creme liso – cuidado com processar o aipim, quanto mais tempo bater, mais goma vai sair. Faça esse processo rapidamente por isso é importante ter um aipim macio.

Unte um refratário com manteiga e disponha a carne seca com a cebola. Cubra com uma camada generosa do requeijão e, por cima, o creme de aipim. Polvilhe com a xícara restante de queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário