quinta-feira, 6 de junho de 2019

CAMARÃO EMPANADO NA AMÊNDOA COM PURÊ DE CABOTIÁ E MOLHO DE AMARETTO





Eu amei essa combinação e esse camarão. A receita não veio de lugar nenhum foi realmente uma invenção que resolvi fazer de ultima hora. Tinha uma farinha de amêndoas em casa, tinha uma abobora cabotiá, amêndoas e acabou saindo esse camarão que eu amei! Espero que vocês também gostem.

Ingredientes
Para duas pessoas
200 gr de camarões grandes e limpos
1 limão
500gr de abobora cabotiá
100gr de manteiga
Noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto
2 dentes de alho
2 xícaras de farinha de amêndoas
2 claras
½ tablete de manteiga gelada
1 cálice de licor amaretto


Coloque os camarões para marinar em uma vasilha com o suco de limão, azeite, alho picado e pimenta do reino a gosto. Reserve. Descasque a abobora e corte-a em pedaços médios. Leve ao fogo médio em uma panela com água e sal até que esteja macia, cerca de 20min. Retire do fogo e escorra reservando um copo da água onde foi cozida. Transfira a abobora para o processador e junte 2 colheres de sopa de manteiga. Tempere com pimenta do reino fresca e a noz moscada a gosto. Processe até obter um creme bem liso, se for preciso junte um pouco da água do cozimento reservada. Reserve e faça os camarões. Bata as claras em neve e tempere com sal e pimenta do reino. Pegue os camarões e passe pelas claras e depois pela farinha de amêndoas. Pressione bem e repita a operação com todos os camarões.
Aqueça uma frigideira com duas colheres de manteiga e quando estiver quente junte os camarões delicadamente. Deixe dourar de uma lado por 2 minutos e depois vire para dourar do outro lado pelo mesmo tempo. Retire os camarões da frigideira e reserve. Em outra frigideira coloque meio tablete de manteiga gelada e o amaretto, misture os dois ingredientes fazendo movimentos circulares com a frigideira. Não coloque colher ou outro utensilio até que os dois estejam bem emulsionados. Prove e acerte com uma pitada de sal se for necessário. Junte as folhas de sálvia, deixe por 1 minuto e desligue o fogo. Reserve.
Sirva os camarões sobre uma porção generosa de purê. Regue tudo com o molho de amaretto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário