segunda-feira, 24 de junho de 2019

TORTA DE FIGOS


Torta de Figo

Receita do programa da Carla Pernambuco, antigo que eu tinha anotado aqui nas minhas receitas. Ótima para a época de figos. Pode ser servida pura ou com acompanhamento de chantily ou sorvete de creme. Quando tirei a foto ainda não tinha colocado o açúcar de confeiteiro por cima para fazer o acabamento final :(
Vou ficar devendo.


Ingredientes
Para 6 tortas pequenas ou 1 grande
8 figos frescos
1 ½ xícara de amêndoas moídas sem casca (farinha de amêndoas)
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
½  xícara de açúcar mascavo
1 ovo
1 clara
2 colheres de sopa de manteiga sem sal  
1 colher de sopa de vinho do porto  
Canela em pó, uma pitada
2 colheres de chá de raspas de limão
Açúcar de confeiteiro, a gosto
A receita original leva 1 colher rasa de sopa de aveia. Como eu não tinha em casa coloquei um pouco mais de farinha de amêndoas. 


Dos 8 figos, corte em 5 em cubos e reserve os outros 3 para decorar. Na batedeira, misture o açúcar mascavo e manteiga até virar um creme. Vá acrescentando, com a batedeira ligada, o ovo, a clara, a canela, as raspas de limão, o vinho, a farinha de trigo, e a farinha de amêndoas e bata até homogeneizar. Misture os figos frescos na massa, fora da batedeira. Corte os figos para decoração em fatias finas. Encha 6 forminhas pequenas com fundo removível ou uma grande também com o fundo removível com a massa e decore com os figos. Leve ao forno preaquecido a 180C por cerca de 35 minutos ou até dourar. Para finalizar a decoração, polvilhe o açúcar de confeiteiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário