terça-feira, 4 de junho de 2019

TAJINE DE CARNE COM COUSCOUS MARROQUINO





Essa receita de Tajine eu peguei da Rita Lobo e é uma das que eu mais gosto. A receita original é de cordeiro, que fica muito mais gostosa, mas eu fiz com carne de vaca normal pois não achei cordeiro. Usei pedaços de filé mignon com a receita do tajine que eu amo por causa dos temperos. No meu caso eu juntei um pouco de grão de bico na receita.

Ingredientes
Para duas pessoas
Gengibre em pó
Canela em pó
Cominho em pó
Páprica picante
Tajine
400gr de file mignon em cubos
1 cebola fatiada
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres de vinagre de vinho tinto
1/2 colher (sopa) de cada uma das especiarias
Salsa picada
Sal
Pimenta
Para finalizar
100g de passas pretas
80g de amêndoas tostadas
Hortelã cortada em julienne
1 xícara de grão de bico cozido
1 limão confit picado


Para fazer o limão confit
Abrir os limões em quatro e encher de sal. Colocar em um recipiente de vidro e tampar. Deixar assim por três semanas, mexendo de dois em dois dias. Retirar do recipiente, lavar bem, retirar a polpa e cortar em palitos bem finos.
Tajine
No tajine, puxar no azeite a cebola e o alho, colocar a carne e deixar corar. Adicionar as especiarias. Colocar mel, vinagre e salsa. Tampar e cozinhar em fogo baixo por duas horas e meia ou até que a carne esteja macia, o molho tenha reduzido e os legumes cozidos.
Para finalizar
Verificar os temperos e acrescentar passas, hortelã, amêndoas, o grão de bico e limão confit. Servir com couscous marroquino puxado na manteiga.




Nenhum comentário:

Postar um comentário