sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

ABOBORA ASSADA COM TAHINI, TÂMARAS E CRISP DE QUINOA



Abobora Assada com Tahini, Tâmaras e Crisp de Quinoa

 

A receita original desse prato é com cenouras grelhadas, mas troquei por aboboras que era o que eu tinha em casa. Amei a combinação. Voce pode substituir o coentro por salsinha, tambem fazer a receita original com cenoura. Acredito que essa receita fique boa, tambem, com batata doce e abobrinha.


Ingredientes
½ abobora cabotia, cortadas em bastões grossos
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de za'atar
1/2 colher de cominho
150g de quinua cozida
Um punhado de coentro bem picado
4 tâmaras picadas grosseiramente
Sal e pimenta do reino
2 colheres de sopa de tahine
1 pote de iogurte grego natural, sem açucar

 

Uma hora antes faça o creme de queijo. Fore uma peneira grande com um pano fino, ou perfex, e vire todo o conteúdo do iogurte. Coloque a peneira sobre um pote para drenar e deixe na geladeira. 

Pré-aqueça o forno a 180C. Arrume as aboboras em uma assadeira e regue com azeite, za'atar, cominho e uma boa pitada de sal. Asse por 25-30 minutos, virando na metade do tempo. Faltando 15 minutos de cozimento, espalhe a quinoa em uma assadeira separada e asse o tempo restante até ficar crocante, verificando para não queimar. 

Retire o iogurte da geladeira e transfira para uma vasilha. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Adicione o tahine e misture bem. Reserve. 

Depois de cozidas, retire as aboborasdo forno. Para servir espalhe o creme de tahini no fundo do prato, disponha as aboboras, polvilhe o coentro picado, a quinoa e as tâmaras cortadas. Regue

com um fio de azeite






 

Um comentário: