quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

FRANGO COM SALADA DE LENTILHA ROSA



Frango com Salada de Lentilha Rosa


Ingredientes
1 frango limpo
200 gr de manteiga temperatura ambiente
1 limão
3 dentes alho
1 maço de alecrim
1 laranja
2 c. sopa de manteiga

400 gr de lentilhas rosas

1 vidro de mini milhos em conserva

1 cebola pequena

1 pimenta dedo de moça

1 xicara de amêndoas

½ xicara de alcaparras

2 dentes de alho

1 colher de chá de mostarda dijon

azeite

Tempere o franfo. Passe o suco do limão em todo o frango. Em uma vasilha coloque metade da manteiga e os dentes de alho espremidos. Misture bem, junte a pimenta e o sal  a gosto. Passe a manteiga em todo o frango. Abra, com as mãos, entre a pele e a carne do peito. Coloque uma boa porção da manteiga por dentro até as coxas,  e cobrindo toda a parte de cima do peito. 

Coloque os galhos de alecrim no fundo de um refratário e disponha o frango por cima. Junte alguns galhos pelas laterais e na parte interna do frango. Retire a casca da laranja e esprema um pouco de suco no frango. O restante da laranja, coloque dentro da parte de trás do frango. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno 200o.C por 40 min. Retire o papel e deixe mais 20-30 min até dourar. 

Faça a lentilha enquanto o frango esta no forno. Lave os grãos e escorra. Aqueça uma panela com água e sal e, quando estiver fervendo, coloque a lentilha e deixe cozinhar até ficar macia. Escorra. Transfira para uma vasilha e tempere com um pouco de azeite, mostarda e pimenta do reino a gosto. Junte as alcaparras. Corte a pimenta dedo de moça em rodelas e junte. Corte os mini milhos em rodelas e junte. Passe a cebola por um mandolim e junte. Junte as amêndoas, misture bem, prove e acerte o sal se for necessário. Sirva com o frango.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário