sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

POLENTA GRELHADA COM COGUMELOS E FONDUTA DE QUEIJO



Polenta Grelhada com Cogumelos e Fonduta de Queijo


Ingredientes
2 xícaras de fubá, usei mimoso
5 xícaras de caldo de legumes caseiro
3 xícaras de queijo parmesão ralado de boa qualidade
150 gr de cogumelos Paris
3 galhos de tomilho
1/2 cebola pequena
2 dentes de alho
1 colher de sopa manteiga
300 ml de creme de leite fresco
Sal e pimenta a gosto
Azeite


Limpe os cogumelos e corte-os em 4 pedaços.  Pique a cebola em cubos bem pequeno. Aqueça um frigideira com azeite e junte os cogumelos. Refogue por um minuto e junte a cebola. Refogue. Misture e junte o alho e as folhas de tomilho. Tempere com sal e pimenta a gosto. Desligue o fogo. Reserve. 

Aqueça metade do caldo em uma panela e junte, aos poucos, o fubá mexendo sem parar. Mexa bem para não formar grumos. Abaixe o fogo junte o restante do caldo e 1 xícara de parmesão. Continue mexendo até o caldo evaporar e a polenta adquirir uma consistência mais firme. 

Transfira para uma travessa retangular e leve à geladeira para endurecer, cerca de 2 horas. Quando estiver dura, corte em retângulos. Forre  um refratário com tapete de silicone, ou unte, e coloque os retângulos de polenta. Leve ao forno até gratinar. 

Em uma panela coloque o creme de leite e aqueça. Junte o queijo parmesão e mexa até dissolver. Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe no fogo baixo ate reduzir 1/3 do volume. Aqueça os cogumelos. Forre o fundo do prato com a Fonduta, disponha a polenta grelhada e coloque uma porção dos cogumelos







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário