segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

ARROZ DE ALHEIRA



Arroz de Alheira

A alheira é um embutido defumado típico da culinária portuguesa. Dificil de ser encontrado no Brasil, mas muito popular no seu pais de origem. No formato de uma linguiça, tem em seu interior uma espécie de pasta formada por diversos tipos de carne, pão e condimentos. A que eu estou usando é feita de frango com pão e condimentos. Foi feita pelo meu irmão. O sabor é surpreendente e eu adoro.  A alheira pode ser consumida grelhada ou assada e como aperitivo, quando é servida junto com fatias de pão.

 

Ingredientes

Para duas pessoas

2 alheiras

1 xicara de arroz

1 cebola media

2 dentes de alho

½ xicara de cubos de bacon

1 ½ xicara de ervilhas frescas

Azeite

Sal e pimenta do reino a gosto

Pique a cebola em cubos bem pequenos. Pique o alho. Em uma panela coloque 1 colher de sopa de azeite e a cebola. Refogue até que a cebola esteja translucida. Junte o alho picado e refogue por mais um minuto.

 Junte o arroz, sal e duas xicaras de água quente. Abaixe o fogo. 

Retire a pele da alheira e corte em fatias, enquanto o arroz esta cozinhando. Numa frigideira aquecida com um fio de azeite coloque as rodelas de alheira somente para tomar cor. Não deixe queimar. Retire e reserve.

 Junte os cubos de bacon na frigideira. Deixe dourar levemente, tempere com pimenta a gosto, retire o excesso de gordura e reserve. 

Ferva rapidamente as ervilhas em uma panela com água e sal. Escorra. 

Quando o arroz estiver pronto coloque em uma travessa grande, junte as alheiras, o bacon e as ervilhas. Misture bem e sirva.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário